Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de julho de 2011

FOGO NA SERRA DA MESA - APA SERRA DO BARBADO

Incêndio atinge Serra da Mesa na Chapada Diamantina, Bahia


Aeronave será deslocada para o local na manhã de quarta, avisa secretário.
Trilha para chegar ao foco de incêndio dura três horas de caminhada.

Do G1 BA
Um incêndio atinge a mata da Serra da Mesa, que está localizada entre o Pico de Itobira e a comunidade Mato Grosso, pertencentes ao município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, na Bahia.
De acordo com o Secretário do Meio Ambiente do estado, Eugênio Spengler, a trilha para chegar até o foco de incêndio dura três horas e será necessário o envio de uma pequena aeronave ao local para conter as chamas. A aeronave deverá deverá ser deslocada na manhã da quarta-feira (13). Ainda não há informações sobre a proporção do incêndio.
“Só ficamos sabendo do incêndio no final da tarde e o maior contingente de soldados do Corpo de Bombeiros e da brigada voluntária será enviado, de modo que não fiquem desguarnecidas as bases de Lençóis e Barreiras, que são as mais próximas”, conta o secretário.
Segundo ele, a causa do foco e propagação do fogo ainda estão sendo apuradas, mas diz que geralmente acontecem pelas mesmas situações. “O fogo pode ser iniciado na margem da estrada por tocos de cigarros, ou na caçada, quando o homem faz fogueira à noite e o fogo se alastra, também através de caçadores que tocam fogo em uma área para captura da caça, além do manejo de solo com uso do fogo”, elenca.
O secretário também afirma que há possibilidade das chamas se atenuarem durante a madrugada por conta do frio que atinge a região. “É possível que a temperatura fique menor que 10°C e que, por conta da umidade, a intensidade do incêndio possa diminuir. Mas bombeiros e voluntários irão para a linha de combate por volta das 2h a 3h da madrugada, período que permite melhor uma atuação de combate ao fogo”, explica.

Um comentário:

  1. Olá, Sou botânico e gostaria de um guia para o pico das Almas. Fui recomendado sobre o senhor Fernando Pinto e seu filho Jorge T Pinto.
    Tem contato destes guias ou de outros? Vou estar em Rio de Contas no dia 11 ou 12 de janeiro.
    Agradecido.
    Att. Marcos Schliewe

    ResponderExcluir